8.3.10

. Abigail Adams .

Quem é esta mulher?

Uma mulher lúcida, inteligente, que viveu anos luz à frente de seu tempo. Americana nascida em Weymouth no ano de 1744, foi na biblioteca de seu pai que teve sua formação, estudando a Bíblia e livros de filosofia.

Abigail Smit veio a se casar, aos vinte anos com John Adams, que veio a ser o segundo Presidente Americano.

Como seu marido teve uma longa carreira política, ocupou-se de tomar conta dos negócios da família com a mesma desenvoltura com que participava dos destinos políticos de seu país com posições fortes e instigantes.

sobre as mulheres, dispara:
* "Temos excessivas palavras grandiloqüentes e carência de ações que correspondam a elas".

* "Evitem conceder poder aos maridos. Todos os homens seriam tiranos, se pudessem".

* "As mulheres devem educar-se para serem reconhecidas por suas capacidades intelectuais, por sua capacidade de assumir as responsabilidades de gestão familiar, família e assuntos financeiros e por sua capacidade moral para orientar e influenciar a vida de seus filhos e de seu marido".

Abigail Adams era frontalmente contra a escravidão, pregava a igualdade na educação de meninos e meninas, e claro, foi uma feminista legítima, nos fins do sec. XVIII, imagine!

Em 1776, quando o Senado Americano preparava sua Constituição, escreveu a seu marido, então Senador:
-"Neste código que estais a escrever, peço que vos lembreis das mulheres e sejais mais generosos e favoráveis com elas do que foram vossos antepassados. Caso contrário, pode haver rebeliões, pois não somos obrigadas a cumprir leis que foram feitas sem a nossa participação, em que não tivemos voz nem vez."

Vale lembrar ainda, que além de ter sido esposa do segundo presidente Americano, seu filho John Quincy Adams, foi o sexto Presidente.

Poderosa, não é?
E solidária, tinha como conceito de felicidade "ajudar os menos afortunados."
Que a energia desta mulher fantástica nos ilumine, nos inspire e nos anime sempre!!!