10.7.10

. Senhora D .

Registro aqui, do IG, cenas do almoço chiquérrimo que Lily Marinho ofereceu à Dilma Roussef e cinquenta convidadas, com direito à voz de Marron, regada ao talento de Claude Troisgois:

Convidados impecavelmente servidos, dona Lily discursou.

Microfone em punho, disse às amigas que elas estavam ali para homenagear a srª D.
“Sim, esta grande dama, a srª Democracia, pois graças a ela nos é permitido esse convívio de diferença de opiniões”, anunciou.

“Vivemos um momento de grande importância, estamos prestes a enfrentar o desafio cívico de fazer, nas urnas, a escolha certa daquele ou daquela que irá conduzir nosso país nos próximos quatro anos”.

Ao mencionar Dilma, Lily falou:
“Poucos têm a oportunidade de ouvir diretamente os candidatos, sem intermediários nem interferências de pré-julgamento. Hoje, este privilégio nos foi dado por outra srª D, a senhora Dilma Rousseff, candidata da situação que se propõe a ser a primeira mulher presidente da República do Brasil, que gentilmente comparece a este almoço”.

Com discurso às mulheres, Dilma foi aplaudida duas vezes
Vestida com um discreto tailleur em tom creme, Dilma falou pausadamente e ressaltou a questão da mulher. Lembrou que quando criança pensava em ser “bailarina, trapezista ou bombeira, porque o sonho de ser presidente era dos meninos”.


E destacou que programas como Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida são entregue às mulheres “porque elas não deixam de botar comida na mesa para seus filhos”.

Ao mencionar o encontro que teve com uma menina chamada Vitória, em um aeroporto, que a questionou se “mulher poderia ser presidente do Brasil”, Dilma avaliou que, se for eleita, trará para o país uma consequência e uma responsabilidade.

“A partir daí, as mulheres podem. Acho que vivemos um momento em que mulher pode”, falou, recebendo a primeira salva de palmas.

Em seguida, a presidenciável petista defendeu alguns feitos do governo Lula. “Hoje o mundo nos trata de forma diferente. Enquanto a gente devia ao FMI, não nos respeitavam muito. Agora, quando você paga a dívida e acumula US$ 253 milhões de reserva, e ainda empresta ao FMI, o respeito aumenta”.

Foi aplaudida mais uma vez quando destacou a diversidade cultural brasileira, que prometeu incentivar.

“Ela é muito mais bonita pessoalmente”
De Carmem Mayrink Veiga, passando por Flávia Sampaio, namorada do empresário Eike Batista, à anfitriã Lily Marinho, Dilma foi elogiada pela aparência. “Não a conhecia, ela é muito agradável e bonita, muito melhor pessoalmente do que em fotografia”, disse dona Lily. “Ela é uma política e tanto, tudo que ela falou está certo. Ela está preparada para governar o Brasil”, acrescentou.

Indagada se o almoço foi promovido a fim de conquistar votos para Dilma, a senhora Marinho saiu-se com um savoir-fair que lhe é peculiar. “Eu não gosto nem entendo de política, só queria conhecê-la”, respondeu, para dizer, em seguida, que não pretende organizar almoços para nenhum outro candidato, nem se eles pedirem.

“Se eles quiserem... Bom...”, desconversou.
A pedido dos jornalistas para que emitisse sua opinião a respeito do presidente Lula, dona Lily não economizou: “Ele é muito inteligente. Ele conseguiu nesses anos se fazer apreciar na Europa, nos Estados Unidos, é um encanto. Não o conheço pessoalmente, mas acho ele fantástico”.

Flávia Sampaio foi outra convidada que destacou a imagem de Dilma. “Me surpreendeu positivamente. Acho que posso convidá-la para minha clínica de estética, que não vai fazer feio”, observou, acrescentando que não entende de política e que ainda não definiu seu voto. “Preciso ouvir os outros candidatos”.

Ainda sentada à mesa, Alcione recebeu a atenção de Dilma e de dona Lily. Em troca, cantou, à capela, duas canções de Cartola - “As rosas não falam”, a pedido da presidenciável.

“Sempre gostei da Dilma, é uma mulher fantástica, um exemplo para todas nós. Vai ser a nossa presidente da República”, falou a Marrom.

Quem também declarou voto na petista foi Ruth Niskier, mulher do ex-presidente da Academia Brasileira de Letras Arnaldo Niskier. “Já conhecia a Dilma. E gostei muito do programa dela para a cultura e a educação. Já defini meu voto, é na Dilma”, anunciou, antes de, ao lado das amigas, deixar o local.