20.9.09

. bom combate .

Hoje saí de casa por volta das oito horas e fui ao prédio da antiga Faculdade com minha equipe do Athena, maquiar adolescentes da escola Newton de Moura Muzel, para o desfile do aniversário da cidade.

Entre palhaços e bailarinas, pensando em como o prof. Newton estava curtindo tudo aquilo, fiz minha prece saudosa a ele e ao prof. Genésio, na convicção de que aquele momento representava pura sincronicidade, pois no curto espaço de tempo entre minha casa, o café na padaria e a chegada ao prédio, vinha meditando exatamente em como devemos aos nossos antepassados, lendo o nome do prof. Rivadávia Marques na placa da rua.

Avessa a comemorações institucionais, resolvida a me apoderar da cidade que acolheu minha família há 51 anos, decidi circular sem grandes pretenções, como observadora atenta.


Descendo o Calçadão com minhas amigas Dani e Sueli entre animados "bom dias" de pessoas apressadas para chegar à Av. Acácio Piedade, me deparo com dois trabalhadores a se queixar de que seus carrinhos foram apreendidos pela fiscalização municipal e que estão proibidos de trabalhar na Praça Anchieta. Me despedi lembrando como era bom ouvir a Lira no coreto da Praça e os carrinhos passando com crianças felizes diante das câmeras de seus pais ou avós, na mais pura nostalgia, e pensei também no ridículo de proibir pessoas humildes de ganhar seu pão com dignidade...

Descendo até o "Rezende" para um capuchino, entre rápidos abraços amigos, o sr. Gimenez nos diz que no dia de hoje faz 40 anos que vive nesta cidade e é muito grato a ela.

Na "Banca do Rubinho" algumas pessoas injuriadas com a falta de criatividade nas comemorações de aniversário, dizendo que detestam rodeio e que a cidade se transformou no mais puro marasmo nos últimos dias. Diziam que estamos condenados a doze dias de rodeio, sabendo que a festa está sendo feita em terreno particular e a terraplenagem e outras melhorias com dinheiro público...

Voltando para casa encontro a "Dona Luba", que há mais de 30 anos lá no "Otávio Ferrari" foi minha querida professora de geografia. Com palavras amigas, disse que quer me ver novamente na Câmara, e como uma educadora legítima, falou da importância do fortalecimento dos partidos políticos e da participação popular, e em como Itapeva pode ser muito melhor!

Assim, volto para casa na certeza de estar "combatendo o bom combate", e como é bom!!!

1 Comments:

Blogger Marga Freire said...

minha querida Setembrina,

o seu texto é forte e muito emocionante. suas palavras nos conduzem a bons e velhos tempos, quando éramos mais simples, sonhadores e mesmo sem internet, profundamente conectados!
oxalá eu pudesse estar por aí, respirando a primavera e revivendo momentos tão especiais da minha vida nessa cidade, que também acolheu a mim e minha família há 35 anos!!! mas minha alma "caminhante" me levou pra longe, você sabe...obrigada por suas palavras e que AMARILYS, a Deusa da Primavera, derrame luz e cor na sua vida para que você tenha forças para seguir em "bom combate". um abraço saudoso no quase outono do hemisfério Norte. Marga Freire

4:06 PM  

Postar um comentário

<< Home