21.8.16

. Renova Itapeva .

Com imensa alegria agradeço a tantas manifestações de carinho recebidas nos últimos dias, em que me coloco à disposição como candidata a vereadora pela coligação Renova Itapeva. A energia que compõe cada gesto de apoio me orienta e me anima a seguir em frente, a "combater o bom combate" neste momento tão delicado que vivemos como nação, em que a nossa cidadania nos questiona, nos desaloja, cobrando de cada um de nós, atitudes corajosas.

Hoje quero partilhar com você um pedacinho do pensamento grego, berço da democracia e da cidadania, em Platão e Aristóteles.
Na República de Platão somos apresentados à cidade justa, em que cada um pode desempenhar sua tarefa de acordo com a sua natureza, contribuindo para o bem de todos, realizando assim a unidade entre o bem individual e o bem coletivo... portanto, para se governar uma cidade com justiça é preciso estar a serviço do bem.
Aristóteles, discípulo de Platão, parte do princípio de que a grande meta das pessoas é alcançar a felicidade, que somente pode ser alcançada através de atitudes virtuosas, éticas, em busca do bem, do sumo bem (a felicidade).
A ética diz respeito às ações dos seres humanos como indivíduos e a política, às ações dos seres humanos nas comunidades. Como a política legisla sobre o que devemos ou não devemos fazer e engloba a estratégia, a economia e a retórica; das ciências, é a mais completa e sua finalidade só pode ser o bem comum. Neste sentido, o bem viver e o bem agir podem ser identificados como o ser feliz.
A lição que trazemos dos gregos antigos é que nossas atitudes compõe a nossa cidade (Estado ou País) e cada um de nós é chamado a dar a sua contribuição... ninguém pode ficar de fora!!!