21.2.09

. conversa de salão .

Hoje, no Athena, o assunto "etiqueta"ocupou nossa pauta, entre luzes, escovas definitivas, pés e mãos. Etiqueta, literalmente poderia ser definida como "pequena ética", ou ética nas pequenas coisas, nos nossos relacionamentos diários. Como se vê, o assunto "deu pano prá manga", como diziam nossas avós.
Falamos de como nossos companheiros não nos ouvem e de como poderíamos ser mais objetivas até mesmo na hora de "discutir a relação" se é que ainda vale a pena discutí-la.
Falamos da cordialidade, da caridade e da generosidade, princípios tão esquecidos em nosso dia-a-dia e em como a vida seria mais leve se atentássemos para eles.
Falamos também sobre o quanto é ridículo fazer doze dias de rodeio e cantorias se não está claro de onde vem o dinheiro.
Houve até a proposta de obrigar o prefeito e os secretários municipais a fazer um curso intensivo de etiqueta...

Para minhas amigas clientes proponho o grande poeta, escritor e dramaturgo alemão Bertold Brecht:


O Analfabeto Político
"O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo."


As Boas Ações
Esmagar sempre o próximo não acaba por cansar?
Invejar provoca um esforço que incha as veias da fronte.
A mão que se estende naturalmente dá e recebe com a mesma facilidade.
Mas a mão que agarra com avidez rapidamente endurece.
Ah! que delicioso é dar!
Ser generoso: que bela tentação!
Uma boa palavra brota suavemente como um suspiro de felicidade!